
Um dos primeiros Fuscas fabricados pela Volkswagen, na década de 40
Carrinho teve seu projeto aprovado em 22 de junho de 1934
Bolha, tartaruga, besouro, barata. Por cada estrada e rua brasileiras que passou desde seu lançamento, como importado, em 1950, o Fusca ganhou um apelido diferente e carinhoso. Dono de uma carroceria arredondada singular, o Volkswagen Sedan logo se tornou um dos mais carismáticos do mundo. E hoje, dia 22 de junho, é considerado o dia mundial desse carismático carrinho, já que foi nessa data que foi assinada a autorização para que saisse do papel e se tornasse realidade. Entre os festejos acontecerá no Sambódromo, em São Paulo, um encontro de Fuscas raros, como o exemplar que pertenceu ao Consulado da África do Sul, com a direção localizada ao lado direito.

Modelo da série ouro, lançada em 1996, no Brasil
O Fusca começou a surgir em 1938, na Alemanha, com o projeto da equipe de Ferdinand Porsche, financiado por Adolf Hitler. O ditador tinha a intenção de acabar com a recessão econômica que assolava o país depois da Primeira Grande Guerra, e se aproximar da população. Na época, os alemães eram um dos povos com menos automóveis per capita da Europa: havia apenas um para cada 100 habitantes.
No Brasil, o Volkswagen começou a chegar na década de 50. Foram 30 unidades importadas da Alemanha, que chegaram pelo porto de Santos. O veículo foi bem aceito pelos brasileiros e as unidades acabaram rapidamente. A produção no território brasileiro começou em 1953, em regime de CKD (com as peças vindo desmontadas da Alemanha). O modelo era o Sedã 1200, versão uma pouco mais aperfeiçoada que a do veículo vendido na Alemanha. Confira nos links acima galerias de fotos e infográficos sobre o Fusca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário