Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Hoje é dia mundial do Fusca

 Divulgação
Um dos primeiros Fuscas fabricados pela Volkswagen, na década de 40

Carrinho teve seu projeto aprovado em 22 de junho de 1934

Bolha, tartaruga, besouro, barata. Por cada estrada e rua brasileiras que passou desde seu lançamento, como importado, em 1950, o Fusca ganhou um apelido diferente e carinhoso. Dono de uma carroceria arredondada singular, o Volkswagen Sedan logo se tornou um dos mais carismáticos do mundo. E hoje, dia 22 de junho, é considerado o dia mundial desse carismático carrinho, já que foi nessa data que foi assinada a autorização para que saisse do papel e se tornasse realidade. Entre os festejos acontecerá no Sambódromo, em São Paulo, um encontro de Fuscas raros, como o exemplar que pertenceu ao Consulado da África do Sul, com a direção localizada ao lado direito.
 Divulgação
Modelo da série ouro, lançada em 1996, no Brasil
O Fusca começou a surgir em 1938, na Alemanha, com o projeto da equipe de Ferdinand Porsche, financiado por Adolf Hitler. O ditador tinha a intenção de acabar com a recessão econômica que assolava o país depois da Primeira Grande Guerra, e se aproximar da população. Na época, os alemães eram um dos povos com menos automóveis per capita da Europa: havia apenas um para cada 100 habitantes.
No Brasil, o Volkswagen começou a chegar na década de 50. Foram 30 unidades importadas da Alemanha, que chegaram pelo porto de Santos. O veículo foi bem aceito pelos brasileiros e as unidades acabaram rapidamente. A produção no território brasileiro começou em 1953, em regime de CKD (com as peças vindo desmontadas da Alemanha). O modelo era o Sedã 1200, versão uma pouco mais aperfeiçoada que a do veículo vendido na Alemanha. Confira nos links acima galerias de fotos e infográficos sobre o Fusca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário